Ano novo é hora de fazer um planejamento financeiro

Ano novo é hora de fazer um planejamento financeiro

d18

 

Geralmente no início do ano, muitas pessoas pensam em fazer um planejamento com algumas metas a serem alcançadas durante o ano, entre elas sempre dá pra encaixar um planejamento financeiro. Pensando nisso, vou escrever uma forma prática de realizar um planejamento financeiro. A idéia é que seja algo simples para que você consiga fazer sem muito esforço. Então vamos lá.

Antes de tudo

conhecimento

Você deve memorizar a seguinte frase:

Primeiro tenho que me pagar!“,

Primeiro tenho que me pagar!“,

Primeiro tenho que me pagar!“.

Vou explicar, pode ser repetitivo, mas é necessário que você entenda a idéia disso. Você precisa aprender a se pagar diante do seu esforço, em outras palavras, quando você contrata um serviço de mão de obra, como por exemplo um pintor, você terá que pagar! Então você não acha justo “se pagar?”

Reserve uma parte de sua renda, em geral algo em torno de 10 ou 20% e vá poupando para poder cumprir suas metas deste ano, e dos próximos que virão. Um exemplo de metas que gosto de indicar é o seguinte:

  1. Quitar suas dívidas;
  2. Fazer uma reserva de emergência;
  3. Investir em valor.

Quitar suas dívidas

É a primeira meta e a mais difícil, é muito importante planejar uma forma de quitar suas dívidas o quanto antes. Uma dívida consome o seu futuro dinheiro com juros compostos. Os juros compostos de um financiamento de um carro por exemplo, podem chegar ao montante equivalente a compra de 3 carros à vista. Então, você não vai encontrar em nenhum lugar, um investimento com juros maiores que os de suas dívidas.

c5-825x542

O ideal é você começar a quitar as dívidas que tenham juros maiores, como as de cartão de crédito, CDC, entre outros. O desconto obtido com a antecipação é recompensador, é um dinheiro que você economiza com algo que não te favorece em nada.

Fazer uma reserva de emergência

 

Nesta fase você deve poupar o equivalente a 6 meses de suas contas, NÃO é 6 meses do seu salário, mas de suas despesas. Desta forma, em caso de alguma emergência, você não precisará fazer empréstimos ou algo parecido.

Também, é muito importante que ao gastar a sua reserva de emergência, você reponha o valor o quanto antes.

 

Investir em valor

175155422

Agora que você não tem mais dívidas e tem uma reserva de emergência, sua vida está mais tranquila. Então está na hora de começar a investir, ou seja, fazer com que o dinheiro que você SE PAGA todo mês comece a trabalhar para você.

Não importa que tipo de investimento, exemplo: renda fixa, renda variável, imóveis, fundos, etc. O que importa é que tenha valor no longo prazo. Pois os juros compostos vão fazer o efeito contrário de uma dívida, e assim seu dinheiro vai se multiplicando com o passar do tempo. Por exemplo:

Se você aplicar R$500,00/mês no Tesouro Direto, que tem uma taxa de 13,65% a.a. Com o passar do tempo e os juros compostos seu rendimento ficara próximo de:

1 ano = 6.342,87

2 anos = 13.422,57

5 anos = 40.272,12

30 anos = 1.815.890,66

Conclusão

Com o seu planejamento financeiro em mãos, sua vida se tornará mais tranquila. Eu utilizo no dia-a-dia esses passos e sem dúvida poderá lhe ajudar.

Ao final de cada meta, faça uma pequena comemoração com seus colegas ou familia, ou compre algo que sirva como uma recompensa pela sua conquista.

Gosto muito de utilizar o GnuCash como ferramenta de controle de finanças pessoais, ele é um software livre, não tem custo de licença. Caso tenha dificuldade em utiliza-lo faça o curso de GnuCash EAD disponível em: http://www.fametreinamentos.com.br/gnucash.

 

gnucash_fametreinamentos