Meta service no Centreon

Meta service

Uma meta-service é um serviço baseado em dados de vários serviços para alcançar um status (ok, warning, critical) e dados de desempenho. A ideia é agregar os dados de vários serviços de desempenho para alcançar informações relevantes como:

  • Um novo alerta, ou
  • Um novo gráfico.

Visualização de meta-serviços

Você pode ver os meta-serviços na página monitoring > Services -> Meta-services

centreon_meta_service_view

 

Alguns exemplos que podem ser utilizados:

  • Número total de pessoas conectadas:
    Quando o aplicativo é dividido em vários servidores ou vários firewalls, você pode medir o número de usuários conectados em cada  equipamentos ou aplicação no servidor/firewall da rede.
  • Bandwidth:
    Você tem vários provedores de serviços de Internet com SLA diferente e largura de banda diferente. Você pode medir a largura de banda usada para cada roteadores. Os meta-serviços permitem que você some todos largura de banda utilizada e visualizar a evolução de toda a largura de banda utilizada ao longo do tempo.
  • Consumo de energia:
    Servidores podem medir o seu próprio consumo de energia e fornecer esta informação através de MIBs SNMP. Se você pode medi-los, você pode somar todos os consumos de energia.

Como um lembrete, meta-serviços podem agregar dados só é eles se relacionam com a mesma coisa (mesma unidade de medida). Como exemplo, você não pode combinar os indicadores sobre a RAM e CPU.