Google planeja lançar smartphone modular em 2017

 

Google smartphone modular

Smartphone modular do Projeto Ara.  

Google anunciou que pretende lançar o smartphone modular, “projeto ara”, em 2017.  Quando foi apresentado o protótipo, no início de março de 2015, durante o congresso mundial de telefonia móvel em Barcelona, o Google disse que esperava criar uma verdadeira indústria em torno deste novo modelo, que oferecerá um acesso mais fácil à Internet aos habitantes dos países emergentes.

O conceito do Ara é simples: os usuários podem escolher módulos como camera, leitores de cartões de memória, caixa de som, etc. E combiná-los no mesmo aparelho, através de um sistema de encaixe, permitindo que os telefones sejam mais adequados às necessidades de cada pessoa (ou de uma determinada situação). Outra vantagme é que os componentes possam ser facilmente substituídos em caso de avaria.

Google smartphone modula

Projeto Ara modulos de encaixe

Os módulos não precisam de corresponder às funcionalidades típicas de um telemóvel. Numa apresentação nesta sexta-feira, o Google deu o exemplo de um medidor de glicose, que é usado frequentemente pelos diabéticos para medir o nível de açúcar no sangue (algo que já está a ser desenvolvido em parceria com uma empresa chamada iHealth). Também estão previstos módulos especificamente para automóveis, um setor em que o Google tem apostado, com o desenvolvimento de carros que não precisam de condutor.

De forma semelhante ao que acontece com os sistemas operacionais e os criadores de aplicações, o Google pretende também que o telefone seja uma plataforma aberta a criadores de módulos – os interessados poderão preencher um formulário no site do projecto.

Fonte: https://www.publico.pt/tecnologia/noticia/google-quer-por-telemovel-modular-a-venda-em-2017-1732678