Red Hat lança o Red Hat Enterprise Linux 8 beta

A próxima grande atualização do RHEL está a caminho com mais facilidade em contêiners.

red hat enterprise linux 8

Há quatro anos, a Red Hat lançou sua última grande atualização de sistema operacional: Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 7. Muita coisa mudou desde então. Em 2014, as grandes mudanças foram sobre a interoperabilidade aprimorada do Windows, melhor suporte à Máquina Virtual (VM), tornando o XFS o sistema de arquivos padrão e disponibilizando o Docker como um recurso beta. Agora, o RHEL 8 está em fase beta, e está claro que o RHEL 8 é para o mundo de TI atual baseado em nuvem e em contêiner e não a infra-estrutura baseada em servidor e datacenter de quatro anos atrás.

Contêineres Linux, Kubernetes, inteligência artificial, blockchain e muitos outros avanços técnicos todos compartilham um componente comum, o Linux, o mesmo que conduziu sistemas de produção de missão crítica por quase duas décadas.

“…Com o Red Hat Enterprise Linux 8 Beta, trabalhamos para fornecer uma base compartilhada para os mundos emergentes e atuais da TI corporativa. A próxima geração da plataforma Linux corporativa líder mundial ajuda a alimentar as estratégias de transformação digital em toda a nuvem híbrida, onde as organizações usam inovações como contêineres Linux e Kubernetes para fornecer produtos e serviços diferenciados. Ao mesmo tempo, o Red Hat Enterprise Linux 8 Beta permite que as equipes de TI otimizem e extraiam valor agregado dos investimentos em tecnologia existentes, ajudando a suprir as demandas por inovação com estabilidade e produtividade.”

Nos quatro anos desde que o Red Hat Enterprise Linux 7 redefiniu o sistema operacional, o mundo de TI mudou drasticamente e o Red Hat Enterprise Linux evoluiu com ele. O Red Hat Enterprise Linux 8 Beta mais uma vez estabelece um padrão para como o sistema operacional pode permitir a inovação de TI. Enquanto o Red Hat Enterprise Linux 8 Beta apresenta centenas de melhorias e dezenas de novos recursos, vários recursos importantes são projetados para ajudar a plataforma a impulsionar a transformação digital e alimentar a adoção de nuvem híbrida sem interromper os sistemas de produção existentes.

“…O Red Hat Enterprise Linux 8 Beta introduz o conceito de Application Streams para entregar pacotes de espaço do usuário de maneira mais simples e com maior flexibilidade. Os componentes do espaço do usuário agora podem ser atualizados mais rapidamente que os pacotes do sistema operacional principal e sem ter que esperar pela próxima versão principal do sistema operacional. Várias versões do mesmo pacote, por exemplo, uma linguagem interpretada ou um banco de dados, também podem ser disponibilizadas para instalação por meio de um stream de aplicativo. Isso ajuda a oferecer maior agilidade e versões customizadas pelo usuário do Red Hat Enterprise Linux sem afetar a estabilidade subjacente da plataforma ou implementações específicas.”

 

Novidades

 

RHEL 8 beta é baseado no Fedora 28. Incluindo novos pacotes como:

  • Linux kernel 4.18,
  • Python 3.6, PHP7.2, Apache 2.4.35, Nginx 1.4
  • MariaDB 10.3, MySQL 8.0, PostgreSQL 10, PostgreSQL 9.6 e Redis 4.0
  • OpenSSL 1.1.1 e TLS 1.3 são ambos suportados.
  • GNOME Shell está rebaseado na versão 3.28, usando o display server Wayland como padrão. X.org está disponível ainda.
  • nftables substitue o iptables. O firewalld daemon agora usa o nftables como backend padrão.

Clique aqui para ver o artigo completo: RHEL 8 beta release notes.

Download do RHEL8 Beta ISO

Você pode fazer o download da ISO no browser ou com o comando wget , exemplo:

wget https://red.ht/2ROrd80 -O rhel8-beta-x64.iso

 

Para criar um bootable USB com o comando dd. Veja o exemplo a seguir:

sudo dd if=rhel8-beta-x64.iso of=/dev/sdX status=progress

 

 

Referências

 

Red Hat releases Red Hat Enterprise Linux 8 beta | ZDNet

Powering IT’s future while preserving the present: Introducing Red Hat Enterprise Linux 8 Beta

How to Download and Install RHEL8 Beta For Free (Red Hat Enterprise Linux)