VMware empacota processamento, rede e storage em sistema hiperconvergente

cloud_computing_computacao_nuvem

A VMware anunciou um novo sistema integrado para impulsionar ambientes híbridos de nuvem. O Cloud Foundation consiste em uma oferta de infraestrutura hiperconvergente que une recursos de processamento, rede e armazenamento virtual, suportado por um software de gerenciamento.

A ideia é que a solução funcione como uma plataforma unificada para a estratégia de software defined data center (SDDC) da provedora.

O Cloud Foundation é o empacotamento do software de virtualização vSphere com o virtualizador de redes NSX e de storage VSAN. Além disso, vem com uma camada de gestão batizada de SDDC Manager, que controla recursos de computação, networking e armazenamento virtualizados.

A solução chega com uma variedade de abordagens comerciais: pode ser comprado de forma integrada a partir de VCE ou em sistemas de outros fabricantes, como Dell, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Cisco e Arista ou, ainda, hospedado em uma plataforma da IBM.

Michael Dell, CEO da Dell Technologies (empresa que nascerá da integração entre a Dell e as empresas da federação EMC), reforçou que a VMware manterá sua estratégia e foco de cloud híbrida. O executivo discursou durante o VMworld, evento promovido pela empresa para clientes e parceiros.

“Focaremos na tarefa de tornar a adoção de ambientes híbridos mais simples”, adicionou o executivo, reforçando que vê um grande potencial de negócios em estruturas convergentes e hiperconvergentes no mercado.

Fonte: Computer World